12 métricas de marketing digital que toda empresa deve medir

Em tempos de concorrência e competitividade no meio digital, é importante medir os “números” relacionados ao marketing digital. Existem métricas de marketing digital eficientes para se medir as ações de marketing digital, ajudando a entender o comportamento dos visitantes e assim agir de forma estratégica que permite ter mais chances de sucesso com seu negócio na internet.

Existe uma variedade de ferramentas para medir esses “números”, ou seja, métricas de ações de marketing digital, uma delas é o Google Analytics. Escolher uma métrica sem muita importância, pode lhe trazer perda de tempo e dados que não são muito úteis para traçar estratégia de marketing digital. Neste artigo vamos procurar falar das principais para você conhecer e explorar o seu potencial.

Para mencionar sites, blogs, e-commerce (loja virtual), portal…etc. Vamos simplesmente falar “site”, ok?

Vamos citar 12 métricas importantes para serem acompanhadas de perto

Tráfego Geral

Essa métrica é bastante útil porque demonstra como anda a audiência de seu site, mas ela sozinha não é muito eficiente, porque não mostra se o tráfego que o site está recebendo é qualificado e se o público que visita está engajado a realizar conversão, ou seja, adquirir produtos ou serviços de seu negócio.

Fontes de tráfego

Entender de onde surge o tráfego de seu site. Saber por exemplo qual palavras-chave estão trazendo tráfego até seu site, se estão entrando diretamente digitando o endereço no navegador, link em algum outro site, redes sociais ou mesmo nos buscadores como o Google e assim saber o que está funcionando e o que não está, o que estiver funcionando, investir mais esforços e o que não, procurar corrigir possíveis problemas para usufruir também destes potenciais canais.

Tráfego mobile (Acesso por smartphone e tablets)

Aqui temos uma métrica interessante, porque é com ela que conseguimos mensurar a quantidade de usuários que acessa seu site por esses dispositivos. É interessante salientar que em 2015, o número de acesso a internet por celulares ultrapassou o desktop. Outro detalhe desta métrica, é observar se o site está bem desenvolvido para receber visitantes de dispositivos móveis, se a taxa de rejeição (vamos falar sobre esta métrica) está alta por este motivo. Lembrando que o Google está “jogando” sites que não são responsivos (Se adaptam a celular) para o fim da fila. Então, se seu site não se adapta a celular, dê uma atenção especial a este ponto.

Custo por clique

O CPC é o valor que será pago quando um usuário clicar em seu anúncio. O que vai determinar o valor deste clique é principalmente a concorrência para exibir anúncio referente aquela palavra-chave, ou seja, a quantidade de anunciantes utilizando o mesmo termo. Outro ponto que influencia no valor do clique é a relevância do anúncio, qualidade da página de destino que é a velocidade do carregamento desta página, conteúdo de qualidade referente ao tema do anúncio entre outros fatores. Tendo uma atenção especial a estes, provavelmente você terá um valor de clique menor e um melhor posicionamento na página de resultado do Google.

Taxa de conversão (CVR)

Esta taxa nada mais é que o valor que está sendo pago para que um visitante execute uma ação esperada no site, seja uma compra, cadastro, baixar um e-book em troca de seu e-mail…etc. Esta métrica mede o quanto sua estratégia de Marketing Digital está obtendo sucesso. Um exemplo de taxa de conversão seria, em um determinado dia 200 pessoas entraram em seu site, e 6 destas compraram produtos, assim temos uma taxa de conversão de 3%.

Custo por Lead (CPL)

Esta métrica mede o quanto é gasto para se trazer um lead para seu site e através de um bom conteúdo você estimula o visitante a fazer por exemplo um cadastro no newsletter do seu site, tornando então este lead em um potencial cliente.

Taxa de rejeição

Esta métrica é interessante porque mede o quanto seu site estimula visitantes a navegarem pelo seu conteúdo. Mas quando um visitante entra no site e sai sem navegar por exemplo, contabiliza uma rejeição. Uma taxa de rejeição alta demonstra que seu site não está legal, assim é importante melhorá-lo, com conteúdo e boa disposição de sua estrutura e informações, para que estimule a navegação e leve o visitante para uma ação desejada.

Custo por visualização

Métrica parecida com o CPC, serve para anúncios em vídeo e ocorre quando um visitante, por exemplo no Youtube, não “pule” o vídeo do anúncio. O sucesso deste tipo de anúncio vai depender da qualidade do vídeo, segmentação…etc.

Tempo de permanência no site (Average Time on Site)

É uma métrica que se refere ao tempo que cada visitante fica em um site, está, juntamente com outras métricas, irá sinalizar o quanto visitantes estão sendo engajados pelo conteúdo do seu site, assim você terá a oportunidade de estar sempre otimizando o conteúdo e estrutura de seu site com o objetivo de aumentar a permanência do visitante ao seu site.

Índice de retorno de visitantes

Com este índice é possível mensurar quantos visitantes após uma primeira visita, retornam ao seu site, ou seja, você tem conteúdo relevante, e sempre novo conteúdo, que estimula uma nova visita, aumentando assim as chances de conversão.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Métrica muito importante usada para medir investimento em marketing x resultados, ou seja, se os esforços e investimentos com o marketing digital de um negócio está sendo rentável. Está investindo em Marketing Digital e assim está obtendo lucro? Se a resposta for sim, porque não continuar a investir? Já se sabe que, enquanto o ROI for positivo e a capacidade produtiva for possível, o ideal é aumentar o investimento em Marketing Digital.

Custo de Aquisição de clientes (CAC)

Esta métrica é a soma de todo o gasto com o marketing dividido pela quantidade de clientes obtidos em um determinado período. Avaliar o CAC é muito importante, porque é através dele que conseguimos saber se gastos com o marketing necessitam ser reduzidos ou não. Ou até mesmo se pode ser aumentado e mesmo assim gerar receita para o seu negócio. O que não pode acontecer é você gastar mais para atrair clientes do que realmente lucre com eles.

Portanto planejar, executar e controlar campanhas de marketing digital através de métricas é sem dúvidas importante para acompanhar o sucesso de seu negócio na rede. Avaliar seu site somente com uma métrica ou outra não é o ideal, interessante é uma complementar a outra e então cruzar suas informações para um diagnóstico mais preciso para tomadas de decisões mais assertivas.

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Até o próximo post…