Como calcular o retorno sobre investimento em marketing digital?

Campanhas de marketing digital são melhores tratadas como investimentos e não como despesas, afinal, você está investindo na construção da conscientização de sua marca, divulgação de seus produtos, geração de leads e no impulsionamento das vendas. Como todo e qualquer investimento, para que ele seja vantajoso, deve ser muito bem avaliado. Saber avaliar, se os recursos investidos em campanhas de marketing digital, são ou não um bom investimento para o seu negócio, é fundamental para o seu sucesso online.

O que é o ROI?

O retorno sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) é uma métrica muito conhecida e utilizada pelo mercado financeiro. No marketing digital, esse cálculo também é bastante utilizado. Com ele podemos avaliar o quanto ganhamos ou perdemos, com relação aos investimos em marketing digitais realizadas durante um determinado período de tempo. Em termos mais simples, ROI é o resultado de um cálculo onde medimos os rendimentos obtidos sobre uma certa quantia investida.

A fórmula do ROI

A fórmula do ROI normalmente é expressa em porcentagens (%), por isso multiplicamos o resultado por 100.

 

Fórmula de ROI

 

Por exemplo, se o ganho obtido em uma campanha for de R$ 50.000, e o investimento inicial foi de R$ 10.000, então o retorno sobre o investimento foi de 400%

(50.000 – 10.000) / 10.000 X 100 = 400%

Essa é uma fórmula bem simples, entretanto, para campanhas de marketing digitais maiores,  podem existir inúmeras variáveis. Em alguns casos esse cálculo pode ficar bem complexo.

O que considerar como retorno?

Cada tipo de negócio tem sua particularidade e cada um pode considerar vários tipos de definições de retorno sobre investimentos, incluindo:

  • Receita total, pode ser a receita bruta ou o volume de negócios
  • Lucro bruto, ou uma estimativa de lucro para um período
  • Lucro líquido, que é o lucro bruto subtraído das despesas

O que mais considerar?

Outro fator a considerar é o seu processo de vendas. Caso ele seja longo e complexo, tente incluir em seu cálculo todo o dinheiro investido nesse processo como: gestão do tempo, tecnologia, softwares, ferramentas e outros. Você pode optar por deixar seus cálculos mais complexos ou simplificá-los, contudo, uma coisa precisa ficar bem clara: Um cálculo simples é mais útil do que nenhum.

Estabeleça uma meta

Estabelecer uma meta de ROI para cada campanha de marketing digital individualmente é considerado uma boa prática. Ao fazer isso, você ganha mais controle sobre o seu orçamento. Caso alguma de suas campanhas não tenha o sucesso esperado e não atinja o ROI esperado, você pode cortá-la e alocar esses recursos em uma outra campanha.

Defina um orçamento

Quando seu orçamento de marketing digital é definido e suas metas de ROI estabelecidas, passamos a ter um censo de direção e parâmetros que podem ser analisados. Fazendo isso, fica mais fácil calcular a quantidade de dinheiro investido, tendo a certeza de que você está gastando a quantidade certa de dinheiro para cumprir suas metas digitais.

Qual o próximo passo?

Agora que você conhece um pouco mais sobre retorno sobre investimento, você terá mais controle sobre seus investimentos. Em tempos de crise, as empresas costumam cortar investimentos em marketing, uma alternativa perigosa já que o marketing é um investimento que produz receita.