Google Analytics not prodided: Entenda essa mudança!

Para quem trabalha com o Google Analytics e utiliza seus relatórios para encontrar oportunidades de otimizações de sites e tendências de pesquisa e tráfego, deve ter notado que as palavras-chave antes mostradas nos relatórios do Google Analytics, agora dão lugar ao termo “(not provided)”. Entenda nesse artigo os impactos dessas mudanças onde, os termos pesquisados dão lugar ao que chamamos deGoogle Analytivs not provided.

O que é o Google Analytics not provided?

O Google anunciou ontem, dia 29/04/2014 no seu blog oficial onde fala sobre o Google AdWords e outras ferramentas de publicidade, mais um aprimoramento de segurança para os usuários de seu sistema de busca. O anúncio informa que as palavras-chave dos anúncios do Google AdWords que receberam cliques provenientes de pesquisas, não serão mais acessíveis utilizando o Google Analytics.

Essa é uma grande notícia para quem investe em links patrocinados utilizando a ferramenta do Google, principalmente para consultores e empresas que utilizam esses dados para ajustar suas campanhas, realizar suas auditorias de marketing digital e inbound marketing

Qual o impacto dessa mudança?

Dependendo da forma como você realiza a auditoria de suas campanhas de links patrocinados e como são feitas as suas revisões de retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI)essa noticia oferece pouco impacto, principalmente se você utiliza seus próprios relatórios do Google AdWords ou uma ferramenta de terceiros para coletar esses dados como por exemplo o Kiss Metrics.

3 coisas que você precisa saber

Isso já era esperado

O Google, desde 2011, vem realizando uma série de mudanças relacionadas à segurança, algumas delas como, a utilização de chaves de criptografia SSL nas pesquisas e a retirada das palavras-chave utilizadas na busca orgânica das ferramentas de web análise como o Google Analytics. Outro fato são os rumores sobre essas mudanças que rondavam a Internet nos últimos meses.

Os dados podem ser acessados pelo Google AdWords

Ainda é possível ter acesso a essas informações utilizando os relatórios do Google AdWords. Basta fazer o login na sua conta do Google Adwords, Escolha uma campanha e depois um grupo de anúncio, dentro do grupo de anúncio vá em Palavras-chave > Detalhes > Todos, como mostra a imagem abaixo. A diferença entre os relatórios é que características avançadas como os Segmentos do Analytics não estarão disponíveis.

[imageframe lightbox=”yes” style=”border” bordercolor=”#f4f4f4″ bordersize=”4px” stylecolor=”#f4f4f4″ align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″]Resolvendo o Google Analytics not provided: Visualizar todos os termos de pesquisa no Google Adwords
[/imageframe]

Na tela seguinte escolha > Termos de pesquisa para visualizar a lista de palavras-chave.

[imageframe lightbox=”yes” style=”border” bordercolor=”#f4f4f4″ bordersize=”4px” stylecolor=”#f4f4f4″ align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″]Resolvendo o Google Analytics not provided: Lista de todas as palavras-chave da campanha no Google Aadwords[/imageframe]

Com essas informações em mãos voce não precisa se preocupar com os temos mostrados como “not provided” no Google Analytics.

As plataformas de terceiros continuarão funcionando

Não sei se você já usou outras plataformas de análise web ou utilizou alguma API do Google AdWords para acessar os termos de pesquisa ou fazer seus relatórios mas, se for o seu caso, essas alterações não modificaram ou esconderam esses termos.

Conclusão

Para finalizar, sugerimos, que personalize as URLs de sua páginas de destino pois , as palavras-chave e o tipo de correspondência ainda podem ser passados para o seu servidor web utilizando um parâmetro chamado ValueTrack

Espero que esse artigo tenha sido útil de alguma forma. Aproveite e deixe um comentário com suas dúvida ou sua opinião. Queremos te ouvir!