Marketing digital: O que é e como começar a fazer?

Para entendermos o que é marketing digital, vamos primeiramente falar o que é Marketing de forma sucinta. Marketing é a prática de promover um produto ou serviço, por meio de ações que despertem interesses de possíveis clientes. O marketing digital difere do marketing tradicional na medida que utiliza a internet e seus diversos canais digitais para fazer essa promoção. A melhor forma de se começar a fazer marketing digital é entendendo todo o seu potencial.

Então, por onde começar?

Precisamos começar com uma estratégia e um plano. Para isso é interessante entender quais ferramentas utilizar e como cada uma delas pode nos ajudar. É necessário fazer um estudo de seu negócio, e assim, decidir por onde começar. Se sua empresa ou negócio não possui um site na internet, talvez esse seria um bom ponto de partida. Mas claro, tomando o cuidado de escolher uma boa empresa “antenada” as boas práticas, ferramentas e estratégias de Marketing Digital, porque caso contrário, será só mais uma página perdida na internet, sem tráfego e fique desapontado e possivelmente criando resistência a investir em um universo cheio de oportunidades

Hoje se sabe que 90% dos processos de compra surgem a partir da internet, ou seja, como é importante uma empresa ter estratégias e ações de Marketing Digital muito bem desenvolvida para “aparecer” a um público cada vez mais engajado na internet.

Algumas Ferramentas de marketing digital

SEM (Search Engine Marketing)

Conjunto de esforços voltado a trazer resultados através dos buscadores da internet, principalmente o Google. O SEM se divide em SEO e PPC

SEO (Search Engine Optimization)

Visto como uma das principais estratégias de Marketing Digital. O SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para os mecanismos de buscas, entre eles, vale destacar o Google. É uma tática que consiste em elaborar páginas na internet de forma bem estruturada para que os buscadores encontrem seu site, blog, comércio eletrônico de forma fácil e na primeira página de resultados de preferência. O SEO é uma entre as inúmeras ferramentas para serem desenvolvidas em uma atividade de marketing online.

PPC (Pay per Click) (Pagamento por click)

Você pode optar por pagar por exemplo o Google através da plataforma Google AdWords, para exibir seu anúncio quando alguém buscar pelo produto que vende ou serviço que presta. Esta ferramenta traz resultado imediato, diferente do SEO que a cada intervenção, demora em torno de 9 meses para surtir efeito, mas lembrando, SEO é resultado orgânico “não pago” e PPC é link patrocinado, ou seja, você paga quando algum usuário clica em seu anúncio. O PPC nada mais é do que anúncios nas páginas de resultado de buscas dos buscadores

Rede Social

Existe várias formas de atuar na internet através do Marketing Digital, e uma delas é construir relação direta com os clientes pelas redes sociais. Por exemplo, no Facebook, é possível divulgar produtos para seguidores, conseguir compartilhamentos de suas postagens, monitorar em tempo real o que estão dizendo sobre sua empresa, o que agrada ou não e assim agir para que um cenário negativo seja contornado. É possível também fazer anúncios no Facebook para um público específico.

Marketing de Conteúdo

É a criação de conteúdo para ser compartilhado, divulgado e serem encontrado pelos buscadores (aqui é importante aplicar as estratégias de SEO), com o objetivo de conquistar e ensinar a um determinado público porque ele precisa do seu produto e/ou serviços através de blog (artigos), vlog (vídeos), notícias, e-books ..etc.

E-mail Marketing

O bom e velho e-mail não sai de moda, sendo um bom canal para gerar relacionamento e conversão. Para tanto é necessário ter uma base de e-mails qualificada, ou seja, e-mails conquistado um a um de forma responsável e integra. Como assim? Nada de comprar listas de e-mails porque provavelmente você cairá blacklist (Sistemas que acusam SPAM) e isso não é nada bom para reputação de seu negócio. Crie conteúdo para seu público, peça o e-mail em troca destas informações, segmente os e-mails por interesse por exemplo e comece a colher frutos deste processo.

As vantagens do Marketing Digital

Limite Geográfico

Um comércio eletrônico por exemplo, pode comercializar seus produtos em topo país e até fora. A internet tornou essa ação de venda mais simples e segura e com inúmeras vantagens em relação ao negócio físico.

Métricas

Sem sombra de dúvidas esta é uma das abordagens mais importantes no Marketing Digital, porque é através dela que obtemos dados de tudo que acontece em um negócio online. É possível saber informações sobre idade, sexo, região, quantidade de visita, quantidade de clique, áreas do site que estão sendo mais acessadas e uma extensa forma de analisar como ocorre o tráfego em seu site. E munido dessas informações é possível por exemplo traçar estratégias de vendas online e até mesmo medir o ROI (Retorno Sobre Investimento), ou seja, se o gasto com as ações de Marketing Digital está sendo rentável. Resumindo, o que você gasta é menor do que você ganha, assim, lucro ou um ROI positivo.

Existe uma tendência no mercado das empresas diminuírem seu investimento em anúncios de jornais, classificados, rádio e televisão e investir cada vez mais em Marketing Digital.

Ter um site bem desenvolvido para estratégias de SEO, com conteúdo original sem plágio, desenvolvido por uma boa agência de Marketing Digital, já é um bom ponto de partida. Procure avaliar se esta agência tem cases de sucesso, certificações de ferramentas de Marketing Digital como o Google. E estude, busque informações. A Dinâmica deste universo muda a todo tempo, criando oportunidades aos mais atentos.

A Metas Digitais firma um compromisso com você. Fazemos uma avaliação da situação do Marketing Digital de sua empresa gratuitamente.