Você tem uma Estrategia de Marketing Digital?

O número de usuários na internet cresce a cada dia e isso é uma realidade incontestável. Muitas empresas de olho nesses potenciais clientes, procuram de alguma forma alcança-los e oferecer seus produtos e serviços, mas poucas se preocupam em criar uma estratégia para isso. Foi-se o tempo em que era preciso simplesmente entrar na onda dos novos acontecimentos para que pudéssemos aproveitar os resultados disso e nos dar bem. O mercado hoje se mostra extremamente competitivo e sem um uma estratégia bem definida é muito difícil obter resultados claros através dos canais digitais

Certamente a internet é uma excelente oportunidade para quem quer expandir seus negócios, mas com tantas plataformas digitais disponíveis, tais como o Google AdWords, as redes sociais, plataformas de e-commerce, mecanismos de busca e os aplicativos para celular, as empresas acabam se perdendo com tantas possibilidades e acabam adotando estratégias genéricas, ignorando o fato que são únicas e precisam de uma estratégica personalizada.

Se você é um empresário, provavelmente realizou várias pesquisas para abrir seu negócio, procurou o melhor local, qual o melhor fornecedor, que preço praticar e fez uma análise cuidadosa dos concorrentes. Pois bem, digo a você que o mesmo deve ser feito para os canais digitais.

Conversando com alguns empresários, sobre a importância do marketing digital na geração de novas oportunidades de negócio, muitos me afirmaram que já utilizam as redes sociais como forma de comunicação e relacionamento com seus clientes. A grande maioria possui uma página na internet, uma Fã Page no Facebook ou uma conta no Twitter. Outros fazem e-mail marketing promovendo seus produtos e serviços, utilizando a base de clientes existentes, o que já é alguma coisa, porém isso tudo não me parece muito estratégico e sim bastante tático.

“ Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer” Tartakower.

Diante disso separei algumas das razões que o levaria a criar uma estratégia de marketing digital. Pense um pouco sobre cada uma delas depois responda a pergunta que fiz título do post.

 Razões que o levaria a criar uma estratégia de marketing digital

  • Você não tem um senso norteador bem definido para suas ações online.
  • Você não conhece qual é o tamanho do mercado digital em que se encontra.
  • Você não conhece seus concorrentes online.
  • Você não tem relevância online suficiente para alcançar uma audiência.
  • Você não conhece sua audiência online.
  • Você não está medindo seus resultados online.
  • Você não está controlando e otimizando.
  • Você não está totalmente alinhado com os objetivos empresariais.

Bem é isso. Caso tenha gostado desse artigo, por favor de um voto a ele utilizando as estrelas logo abaixo.

Aproveite também para deixar um comentário, queremos te ouvir.