CRM de Vendas: o que é e quais são os benefícios?
Utilizar um CRM de vendas é algo que gera impactos positivos nos negócios. Quanto mais madura é a empresa no mercado, maiores são os investimentos em CRM para entender e melhorar o relacionamento com os clientes.
Isso ocorre porque há um movimento nas relações comerciais e o CRM, permite que atendimentos e ações de marketing se tornem mais eficazes.
Anteriormente, o foco das empresas era nos produtos. Agora toda ação está mais direcionada em quem irá adquirir as soluções da companhia. Ou seja, o consumidor se tornou o foco das atividades de marketing e vendas.
Com isso, as empresas estão preocupadas em construir um relacionamento duradouro com os seus clientes e em oferecer experiências incríveis. É nesse contexto que surge o conceito de CRM (Customer Relationship Management).
O CRM tem o foco no cliente, colocando-o no centro das estratégias. O principal objetivo é coletar e gerenciar informações relevantes sobre os leads e prospects (potenciais clientes), ajudando a antecipar as suas necessidades, oferecendo soluções personalizadas e atendimentos qualificados, aumentando as conversões.
O que é CRM de vendas?
CRM é uma sigla que em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Na prática, este processo consiste em um conjunto de estratégias com foco no sucesso das experiências oferecidas aos clientes. A meta do CRM é ajudar a desenvolver uma boa relação com os clientes.
Isso acontece com ajuda de informações e dados relevantes sobre os clientes que podem ser colhidas em todos os pontos de contato com a marca, como desde o histórico de compras, até as preferências identificadas, interações, contato, as dores e necessidades atuais das pessoas.
Para gerenciar uma série de informações, uma plataforma CRM é excelente, pois automatiza algumas tarefas, faz o armazenamento dos dados e atualização dos contatos em tempo real.
Inclusive, um ponto positivo do CRM é a capacidade de gerar relatórios automáticos que proporcionam insights preciosos e que ajudam os profissionais na otimização das conversões.
Assim, o processo de venda e toda a tratativa pode se dar de maneira contínua, independentemente do canal usado ou das interações ocorrerem em dias distintos.
Como saber se a empresa precisa de um CRM?
Por diferentes motivos, os empreendedores podem ter dúvidas se a empresa realmente precisa utilizar uma plataforma CRM ou se o investimento realmente valerá a pena para seu negócio – principalmente em pequenos estabelecimentos.
Assim, é importante compreender os benefícios e situações em que a plataforma é indicada.
Basicamente, a ferramenta pode ser aplicada – e tem seu uso incentivado – em empresas de diferentes portes, independentemente da área.
Isso porque o grande objetivo da plataforma é ajudar na fidelização dos clientes e a manter a empresa no mercado. Além disso, seu uso possibilita investimentos mais corretos em ações de marketing e vendas, por exemplo.
Afinal, há uma melhor compreensão de quem são os clientes, o que os interessa e as formas de realizar as tratativas também se tornam mais eficientes, reduzindo custos e a necessidade de interações que não converteriam.
Considerando que as empresas não conseguem gerenciar tantas informações de contato e integração manualmente, este é outro motivo que justifica os investimentos em uma plataforma de CRM.
Assim, o CRM de vendas é muito útil para empresas que:
- Desejam se livrar de anotações e planilhas complexas;
- Necessitam de um follow up mais eficaz;
- Querem se aproximar dos clientes;
- Desejam aumentar o número de clientes;
- Estimam promover a integração entre as equipes;
- Precisam acessar informações dos clientes com agilidade.
Motivos para investir em CRM de vendas
Os investimentos em uma plataforma CRM pode render benefícios interessantes e, aliada a boas estratégias de marketing digital, como o inbound marketing, pode proporcionar ganhos como:
Colaboração entre as equipes
Uma grande vantagem de integrar o CRM nos processos, inclusive aliado ao inbound marketing (ou marketing de atração), é que isso melhora a contribuição entre as equipes e a qualidade das ações realizadas.
Os colaboradores do setor de vendas podem usar os dados do perfil dos clientes para melhorar a abordagem, seja nas ações de follow up, atendimento ou nutrição dos leads.
Mais controle dos processos
Ao utilizar o CRM, os processos podem ser documentados e, desta forma, os profissionais podem descobrir com mais facilidade como o lead foi gerado, qual canal de origem e, assim, centralizar as informações de contato e/ou as formas de contato com o lead em específico.
Informações disponíveis e sempre atualizadas
A rotatividade dos profissionais no setor de vendas é sempre um grande desafio para as empresas.
A saída dos funcionários acarreta em perda de informações importantes sobre os processos e dos leads.
Ao usar o CRM, as informações podem ser preservadas, atualizadas e ficam sempre disponíveis para as empresas, já que a própria plataforma mantém os registros a cada contato, e essas informações são fundamentais para as vendas.
Dados importantes que permitem personalizar a comunicação
Ao centralizar as informações dos leads, as empresas conquistam uma grande vantagem que é a possibilidade de personalizar mensagens para os clientes.
Criar campos personalizados para registrar dados de compras anteriores, objeções de vendas, as necessidades e decisões que influenciam no processo de compra possibilita otimizar ainda mais as filtragens para as ações e o momento de escolher a abordagem nos contatos.
Desta maneira os profissionais podem realizar um bom atendimento, sabendo bem o cenário que o cliente está inserindo e potenciais objeções.
Nenhum lead fica sem contato
Com o CRM, todos os processos são documentados e, com isso, nenhum lead fica esquecido.
As ferramentas do CRM permitem organizar os leads por prioridade de contato, assim nenhum potencial cliente é deixado de lado.
Automação de tarefas de pouco valor e repetitivas
Cálculos de comissão de vendas, envio de mensagens de texto e e-mails, criação de relatórios. Estes são exemplos de atividades que dão muito trabalho e exigem tempo para serem executadas, mas que podem ser otimizadas.
Com um CRM de vendas, basta alguns cliques para realizar essas tarefas e tornar o gerenciamento mais estratégico, agregando mais valor ao negócio.
Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que as empresas podem aproveitar ao utilizar um CRM de vendas.
Portanto, incorporar esta plataforma na sua empresa é o modo de ter excelentes resultados nas vendas, conquistando mais clientes, lucros e sucesso no mercado.