Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

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Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Começamos este artigo com uma frase do fundador da Microsoft Bill Gates para refletirmos: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios”. Isso quer dizer que se sua empresa não tem uma presença sólida na Internet, as chances das coisas não irem bem e de seus concorrentes terem melhores resultados que você é grande.

Marketing Digital para seu Negócio

Antes da Internet

A internet mudou a forma como as pessoas e empresas interagem uma com as outras, com seus clientes ou futuros clientes. Em um passado não muito distante, as principais vias de comunicação disponíveis para uma ação de marketing até então eram panfletos, jornais, classificados impressos, revistas, catálogos, TV e rádio. Na maioria dessas mídias é necessário um investimento muito alto e o resultado e o resultado difícil de ser medido, tornando a tomada de decisões sobre em qual mídia investir extremamente difícil. Isso porque não se sabe exatamente se os investimentos estavam trazendo os resultados esperados e em qual mídia estaria trazendo melhor performance.

Com a Internet

Com a internet o comportamento das pessoas mudou, hoje as pessoas confiam nas informações dos motores de busca e utilizam cada vez mais a internet para se informarem, comparar preços e decidir pela compra de produtos ou serviços de forma rápida e sem precisar da orientação de ninguém. Um dos principais desafios para as empresas que querem se tornar uma referência para seus clientes utilizando a Internet é saber por onde começar.

Por onde devemos começar?

Para todo o tipo de ação, precisamos de um plano. Se sua empresa ainda não tem experiência com ferramentas de marketing digital, a contratação de uma empresa da área para elaborar um “plano” é uma boa ideia. Um planejamento bem feito, poderá guiá-lo por todo processo de desenvolvimento de sua estratégia na internet. Essa estratégia vai muito além de ter apenas um site, estamos falando em ganhar autoridade sobre um determinado assunto e gerar mais oportunidade de negócios.

Tudo bem, sabemos que ter um site na Internet é de extrema importância, mas o mais importante é levar tráfego para este site e torná-lo referência no seu nicho de mercado. Isso não é uma tarefa tão simples, mas sabemos que é possível.

Para ser mais claro, vamos imaginar a seguinte situação: Você acabou de desenvolver o novo site de sua empresa, está tudo pronto para começar a vender seus produtos e serviços. E agora? Vais ficar esperando as pessoas te encontrarem?

Bem, sabemos que os buscadores são os principais responsáveis pelas buscas na Internet. Dentre eles, o Google é o responsável por aproximadamente 95% das buscas. Dito isso, como fazer com que ele mostre o site de sua empresa nos resultados de buscas? Uma coisa é certa, se seu site não estiver nas primeiras páginas do Google, dificilmente seu negócio terá resultados satisfatórios, pois ninguém irá encontrar sua empresa.

Para o site de sua empresa entrar na primeira página do Google ,“alguém” precisa sair de lá, e isso só é possível com uma estratégia de marketing digital bem definida, principalmente estratégias de SEO (Otimização para mecanismos de buscas) e Links Patrocinados com o Google Ads

Vantagens do marketing digital

Custo x Benefício: Baixo custo em relação as mídias tradicionais

Mensurável: Conseguimos medir tudo com eficiência. É possível saber se uma ação ou campanha está dando certo ou não e assim corrigir deficiências e investir em ações que estão dando certo. É possível acompanhar por ferramentas de Web Analytics os dados através de gráficos e informações precisas de como as “coisas” acontecem.

Segmentável: É possível se comunicar com o público que tem interesse no seu produto ou serviço. Por exemplo, quando você distribui panfletos em um sinal, a maioria das pessoas que recebem este material, não tem interesse no que ali está exposto. Já na internet, é possível mostrar seu produto para uma faixa etária específica, idade, interesse, gostos…etc. ou seja, para quem busca informações relacionadas a sua empresa.

Tráfego gratuito: Com um site bem planejado é possível angariar visitantes sem pagar por eles, através de estratégias de otimização para os mecanismos de buscas e com o marketing de conteúdo, também é possível trabalhar as redes sociais e e-mail marketing para conquistar este tráfego gratuito, mas claro, pautadas em boas prática para evitar de sua empresa ser má vista em suas ações de marketing na rede.

Um dado interessante é que no Brasil o investimento em marketing digital vem aumentando 30% ao ano, e provavelmente isso não ocorra ao acaso, então se sua empresa não possui nenhuma estratégia, ou uma estratégia pobre de marketing digital, está na hora de rever como anda sua presença online.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a entender o porque da importância de começar a criar uma estratégia de marketing digital. Acredito que nunca é tarde para começar a atrair novos clientes e fazer novos negócios.

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